O que é IKIGAI?

É um conceito japonês antigo que pode ser a chave para uma vida longa, feliz e saudável.
Não existe uma tradução direta para o termo. O mais próximo que se pode chegar é a descrição feita por Ken Mogi:
“Ikigai é a sua razão de viver”, diz o neurocientista japonês Mogi. “É o motivo que faz você acordar todos os dias.”
Muitos acreditam que o ikigai é o segredo da longevidade. O termo é bem conhecido em todo o país e a ideia representada por ele está se espalhando para outras partes do mundo.
O ikigai também é algo muitas vezes relacionado à vitalidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como achar o seu IKIGAI?
“Você precisa observar a si mesmo”, recomenda Mogi. “Parta do zero, olhe-se no espelho: que tipo de pessoa é você? Pense no passado e no que te dá prazer. Isso te dará uma pista. Como neurocientista, eu acredito que as coisas que nos dão prazer são reflexos do tipo de pessoas que nós somos.”
Mas ampliar seu horizonte para objetivos maiores pode ser mais complexo. “Se você não sabe o que quer da vida, comece fazendo uma lista do que você não quer, quais situações te deixam desconfortável ou infeliz, quais atividades prefere evitar”, aconselha Miralles.
“Você pode descobrir que há várias coisas que te deixam feliz: aprender coisas novas, cuidar do jardim, ajudar outras pessoas, resolver problemas, fazer música… ou vender coisas, falar em público.”. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quantos IKIGAIs podem existir?
Há muitas formas de ter prazer. Na verdade, é importante ter vários ikigais, dos mais simples aos mais ambiciosos.
“A maioria das religiões só acreditam em um deus. Mas, no Japão, acreditamos que há 8 milhões de deuses”, diz Mogi.
“Isso influencia como os japoneses veem o ikigai: não acreditamos que há só uma coisa importante, não perseguimos apenas um objetivo, pode haver milhares de coisas diferentes que podem nos dar prazer.”